
CAFÉ
Não é exatamente do gosto do café que eu gosto. É do fato dele significar uma pausa, um encontro, uma visita, um bate-papo e um alento. Café é amigo dos livros, do amanhecer, amisíssimo dos amigos e do ócio.
Quem gosta mesmo de café tem rituais ótimos para tomá-lo. X gotas de adoçante, puro, com muito açúcar, requentado jamais, com um pouco de leite, forte, fraco, carioca, curto, sempre, às vezes, uma vez ao dia, muitas vezes por hora.
Me lembro da primeira vez que tomei café. Foi num pires, feito um gato. A tia Adib que me deu.
Na casa da vó Martha o café era feito em coador de pano, o açucareiro era lindo de morrer e ficava sempre em uma assadeira com água para espantar formigas. Pingava-se uma vez ou outra água de rosa no café e então ele exalava um perfume inesquecível de coisa síria. Na minha casa em Assis o café era fraco e já adoçado, acompanhado sempre de um pão da Pão Quente com manteiga Prudente, uma gostosura.
Hoje café me lembra Cice, Fê Machado, Ary, Gi, Rodrigo, Flavião, Carol, minha sogrinha, Lu Cotrim, Ju Nappo, Dani Padilha, Marcelô, Fabito, Judith e, claro, meu maridinho.
O Tin herdou da Otília o gosto pelo café. Toma sempre, adora os expressos, não dispensa um antes do cinema e sofre de abstinência quando fica sem.
"Vou passar um cafezinho fresquinho" é tão carinhoso de se dizer. Aqui em casa passamos muitos todos os dias.
E sentamos na cozinha no meio da tarde para beliscar uma coisinha e tomar o café da hora.
Isso me faz tão feliz.
Suas fotos, sua escrita...me fazem tão feliz. Amo vir aqui.
ResponderExcluirSuas fotos, sua escrita...me fazem tão feliz. Amo vir aqui.
ResponderExcluirSou testemunha da frase vou passar um café fresquinho e das tardes com biscoitos da Otilia que permancem fresquinhos porque são feitos com amor. Como as flores que sobrevivem mais tempo quando dadas assim... Café, amigos, flores, mães, filhos, tardes e textos. É bom demais viver assim!
ResponderExcluirCice.
Nica,
ResponderExcluirEu nao gostava de caf'e, tomava s'o quando tinha sono. Agora gosto do sabor, gosto dele com bastante acucar ou com pouco adocante, normalmente com leite, um cortado, que 'e um pingado. E me delicio quando marco com uma amiga de tomarmos um caf'e em uma cafeteria, em Gr'acia, e acompanha um pedaco de bolo de cenoura com farinha integral. Tamb'em amo pedir um caf'e com leite, sozinha, numa cafeteria que tem um balcao com visao pra rua, ali fico olhando as pessoas passarem, observando os pr'edios, fico ali feliz de estar aqui, tomando um cafezinho fresquinho, passado na hora...E quando estava a'i tamb'em faziamos esta pausa no dia, l'a na casa da Re, mas como ainda nao gostava de caf'e, ela sempre tinha um chazinho matte pra mim. Amo esta parte do dia com a mesa posta com bolacha 'agua e sal, caf'e, leite, um bolo, criancas e um bom papo.
Ai, adorei lembrar de tudo isso.
bjkkkk